terça-feira, 12 de agosto de 2025

Eixos de Alinhamento no D&D - Parte II/III


Por Quiral Alquimista 


As principais referências da mecânica de alinhamento do D&D original de 1974 são da literatura de Poul Anderson (TrêsCorações e Três Leões), onde a neutralidade era vista como um "desalinhamento" e de Michael Moorcock (Elric de Melniboné), na disputa de forças cósmicas entre ORDEM x CAOS, tendo a neutralidade como como uma efetiva busca por equilíbrio. Essa proposta funciona sobre um eixo (“X”, horizontal), com disputa entre forças do caos e ordem. Gygax apresenta uma evolução dessa ideia em seu artigo publicado no Strategic Review de 1976, v2, que tratei na parte 01 dessa série sobre alinhamento, em que propõe a inserção de um segundo eixo (“Y”, vertical), agora com duelo entre BEM x MAL. Ao que me parece, isso pode ter sido sugerido por Steve Marsh (segundo registro de correspondência deles):


 Como reportado na nossa parte 01, a proposta de Gygax com seu artigo é clara na ideia de que personagens não possuam alinhamento fixo, e é seu comportamento que definirá alinhamento, não o contrário.

Mas agora vamos analisar como isso avançou para o AD&D, publicado nos anos seguintes (MM: 1977, PHB 1978 e DMG 1979).

Eixos de Alinhamento no D&D - Parte III/III

Por Quiral Alquimista Na parte 01 dessa série vimos como Gary Gygax partiu de uma ideia embrionária no D&D0e para uma mais madura, publi...