O QUE É O d20age RPG?
Em resumo é uma releitura da versão original do RPG de 1974, compatível e intercambiável com as edições antigas do D&D. O sistema é similar Diversas intervenções foram feitas com três objetivos: clarificação da informação, inclusão de algo relevante ou alteração de alguma estrutura incoerente com o estilo de jogo proposto. O propósito geral é proporcionar uma jogabilidade por interação direta na ficção, resgatando as ferramentas clássicas de RPG.
O conteúdo do livro é:
1. Estrutura para gerar e jogar com personagens, com quatro classes básica:
- Arcanista: personagens que manipulam magia (arcana).
- Combatente: personagens treinados para batalhas.
- Especialistas: personagens que realizam perícias de aventuras.
- Magista: híbridos entre arcanista e combatente.
Além de três opções para jogar com povos fantásticos: - Povo anão: humanoides resilientes e resistentes.
- Povo elfo: humanoides combatentes leves que dominam magia.
- Povo gnomo: humanoides pequeninos, que realizam perícias.
7. Anexos: vários complementos, como matriz para desenho de mapas, dicas de treinamento secundário e outros aditivos ao seu jogo.
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A seguir reproduzo o texto prólogo do livro, que resume a jornada que percorri até chegar nesse manuscrito:
PRÓLOGO, POR Quiral Alquimista
Salve aventureiras, salve aventureiros!
Eu sou o Quiral, e este é um relato da jornada que me trouxe até aqui.
Ao longo do ano de 2020, em meio a pandemia de SARS-CoV-2, eu mergulhei nos materiais setentistas e oitentistas que se relacionam com o RPG original. Meu plano não era, de fato, escrever um sistema de jogo, mas sim melhor compreender suas ferramentas e usá-las em campanhas. Ao longo da experiência eu esbarrei com muitas dissonâncias, muitas delas foram alteradas por autores que publicaram sistemas chamados de “retroclones”, que estão devidamente registrados nas inspirações deste material. Estudando estes materiais pode-se perceber que cada um possui suas peculiaridades. Há quem busque uma reprodução fiel, proporcionando uma melhor organização e diagramação, mas outros fizeram alterações. Em alguns casos mais relevantes, em outros sutis. Esse tipo de RPG convive muito bem com essa abordagem, comumente chamada de “regras da casa”. No caso do d20age RPG, comecei na raiz, com o sistema conhecido como 0e, e sempre que me deparava com algum ruído eu avaliava as soluções de outros autores. Em muitos casos, insatisfeito com a solução, eu propus uma própria. Com o tempo, após mais de ano jogando regularmente, o conteúdo foi ganhando corpo. Ideias foram sendo testadas e refletidas juntamente com a experiência que tive com as produções de fanzines do BX, e toda a XP compartilhada pela comunidade de RPG. Assim o material foi ganhando “uma cara”. Se tratava de uma estrutura similar o suficiente para ser intercambiável, mas diferente o suficiente para não ser simplesmente um “0e” com regras da casa.
Assim surgiu o d20age RPG – JOGO RÁPIDO, publicado em sua versão beta em 2022, revisado em sua versão oficial em 2023. Nasceu dessa forma, de maneira emergente, o nosso sistema de RPG vintage. Mas ele não estava completo, carecia de um bestiário, um capítulo de itens mágicos e, principalmente, um capítulo contendo um guia de preparação e mestragem do jogo. Pouco mais de um ano depois consegui transcrever tudo para o papel. O manuscrito foi diagramado, ilustrado e revisado, se tornando este material que agora você tem em mãos. Se você me perguntar: o que, de fato, é o d20age RPG? Posso dizer que se trata de uma homenagem e uma crítica aos materiais originais. Uma homenagem porque tivemos um esforço para manter a essência e estética. Mas uma crítica porque muitas contradições precisavam ser alteradas. Essas intervenções foram feitas de três formas: em muitos casos consiste em uma singela tentativa de melhor apresentar o material de jogo. Mas também há incrementos, cinquenta anos se passaram desde 1974, e há algumas novidades alinhadas à nossa filosofia de RPG que eu considerei importantes de serem adicionadas. Por fim, há intervenções conscientes para corrigir erros ou abordagens que eu considero desalinhadas ao estilo de jogo que propomos. Não tenho nenhuma pretensão de afirmar que este é um produto melhor do que outros já produzidos com intenções similares, e não gostaria que isso fosse visto de maneira competitiva, mas sim, aditiva. A intercambialidade permite uma usabilidade diversa e compartilhada! Tudo o que desejo é fornecer esta releitura do clássico!
Vida longa ao RPG artesanal!
Fui convidado para conversar sobre o d20age RPG em dois podcasts!!!
- Café com Dungeon sobre o d20age RPG - JOGO RÁPIDO, aqui (feito dia 20/06/2024)
- Podcast no Brainstorm RPG sobre o d20age RPG - JOGO RÁPIDO, aqui (feito dia 14/03/2023)
2. Há muitos "ovos de páscoa" (easter eggs) na capa do livro base, que conversa com a anterior (JR). Veja se capta algumas!!!
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